terça-feira, 11 de junho de 2013

DIARRÉIA                                                                                                              

         Dizemos que há diarréia quando o número de evacuações (dejeções) aumenta e as fezes se tornam pastosas, sem ilíquidas ou líquidas.Esta definição é pouco rigorosa, pouco científica, mas serve-nos perfeitamente. Considera-se aguda a diarréia que não ultrapassou 3 - 4 semanas e considera-se crônica se este tempo é ultrapassado.
DIARREIA AGUDA:
         A diarréia aguda pode ser inflamatória (90% da diarréia agudas), causada bactérias ou por vírus, ou causada por toxinas de bactérias  que ingerimos com os alimentos ou pode ser medicamentosa quando causada por medicamentos. A diarréia aguda é muitas vezes acompanhada de dor e distensão abdominal e por vezes de náuseas e vômitos. O Intestino Delgado está envolvido - enterite - e por vezes além do Intestino Delgado também está atingido o Estômago - gastrenterite.
          A diarréia inflamatória causada por bactérias pode ser acompanhada de febre e as fezes saem misturadas com sangue (disenteria). A sigela, a salmonela, o campilobacter são as bactérias associadas a estas disenterias. O órgão envolvido nestes casos é o cólon - colite infecciosa.
            A diarréia aguda é muito freqüente e se entre nós é uma doença auto-limitada isto é, evolui para a cura ao fim de 4-5 dias, o mesmo não se passa nos povos do terceiro mundo onde a diarréia aguda é uma importante causa de morte, sobretudo nas crianças.
            Não haverá nenhum ser humano que, durante a sua vida, não experimente várias vezes a sensação desagradável de alguns dias com diarréia.
         Como se trata a diarréia aguda:
Mais de 90% das diarréias agudas são ligeiras e auto-limitadas em 2 - 5 dias (curam sem necessidade de recorrer a nenhum medicamento). As diarréias agudas, depois dos batizados e dos casamentos, por contaminação dos alimentos, que atingem dezenas ou centenas de pessoas são uma constante dos noticiários da televisão. Dois ou três dias depois todos os convidados se encontram bem. A Salmonela é a bactéria causadora de muitas diarréias, geralmente associadas às ingestão de ovos, maionese, mariscos ou frango. A E. coli está relacionada com os hambúrgueres etc.
          Se recorremos ao nosso médico ele não nos pede qualquer exame porque nada iria esclarecer em tempo útil e, recomenda-nos a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Beber líquidos para evitar a desidratação (a água, o chá, a Coca-Cola sem gás etc.) é a base do tratamento da diarréia aguda, infelizmente, por vezes, desviamo-nos para medicamentos desnecessários e inúteis que a propaganda nos mete pelos olhos a dentro. A noção, ainda existente, de que beber líquidos vai aumentar a diarréia é falsa.
O nosso médico, se tivermos vômitos, ensina-nos a beber pequenas quantidades de líquido de cada vez, ou  se achar conveniente receita-nos um anti-emético.
Se o número de dejeções for incomodativo o nosso médico aconselha-nos a tomar um opiláceo (loperamida) que não só diminui as contrações propulsoras do intestino como favorece a absorção de água e eletrólitos. Mas, cuidado, nas diarréias infecciosas o aumento do número de dejeções é um meio de defesa de que o organismo se serve para expulsar do intestino as toxinas, as bactérias e os vírus. O nosso médico poderá recomendar-nos que, durante o período de diarréia, não bebamos leite por causa de deficiência de lactase e que façamos uma dieta sem resíduos enquanto a diarréia não parar

Nenhum comentário:

Postar um comentário